DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA – 40 ALIMENTOS MAIS PODEROSOS

Uma lista inédita com os 40 alimentos mais poderosos na mesa brasileira para uma dieta anti-inflamatória, foi o tema do Globo Repórter de 23/06/2017.

dieta anti-inflatória

Falou-se sobre os alimentos que aumentam naturalmente nossas defesas, assim como exercícios, contato com a terra, trabalho, amigos e até um beijo podem fortalecer nossa imunidade.

INIMIGOS INVISÍVEIS: OS VÍRUS E AS BACTÉRIAS ESTÃO EM TODA PARTE.

Acordar todos os dias com alegria, é no mínimo um desafio pra lá de estimulante. É a hora de enfrentar e vencer os inimigos invisíveis: os vírus e as bactérias.

Mas nossa capacidade de suportar e derrotar as ameaças externas, vai muito além do que imaginamos.

Mas é possível ficar ainda mais forte todos os dias. Dentro do nosso organismo existe um admirável mecanismo de proteção que podemos aperfeiçoar ao longo da vida.

NOSSO CORPO TEM TRILHÕES DE BACTÉRIAS, CADA CÉLULA TEM MILHÕES DE BACTÉRIAS. COMO ESSE MECANISMO FUNCIONA?

Segundo a gastroenterologista Rosa Leônora, esse mecanismo funciona a partir da convivência de milhões de anos. Pra que essa saúde humana se preserve e que as bactérias sobrevivam é preciso que a gente tenha (os órgãos em perfeita sintonia entre si) como se fossem uma orquestra, uma sinfonia.

Todas as glândulas, todos nossos órgãos tem uma função específica, mas organizados pra trabalhar em conjunto. Um completa o outro, lembrando uma orquestra.

Todos têm que interagir porque se essa sinfonia sai do tom, as doenças aparecem.

ALIMENTAÇÃO CORRETA E UMA DIETA NATURAL, FACILITAM E ESTIMULAM O NOSSO SISTEMA DE DEFESA.

No sul do Brasil, especialistas avançam nas pesquisas e comprovam que uma vida simples, uma alimentação correta e uma dieta natural, facilitam e estimulam o nosso sistema de defesa, a nossa imunidade.

A natureza também alimentam as nossas defesas como, por exemplo, um simples tomate e um raminho de salsa fazem muita diferença pro nosso corpo.

A bióloga e geneticista Ivana da Cruz estuda há 10 anos o poder anti-inflamatório dos alimentos.

Ela explica porque nem sempre a inflamação significa doença, e diz que é também uma forma de reação de vida.

“A inflamação é uma defesa. É como se a gente tivesse ido à guerra pra limpar, porém quando a inflamação é muito aguda, ela vai ter que ter também uma reação anti-inflamatória e é aí que as frutas ajudam.”

No laboratório da Universidade Federal da cidade gaúcha da Santa Maria, a equipe da Dra. Ivana testou as frutas, verduras, legumes e temperos que estão no nosso dia-a-dia.

Os pesquisadores queriam avaliar a capacidade dos alimentos de combater as inflamações.

O EXEMPLO DO ABACATE

Os pesquisadores cortam a polpa, misturam o extrato da fruta e depois misturam nas células do sangue dos voluntários. É assim que eles podem medir o efeito anti-inflamatório do alimento.

A revelação surge n laboratório, em pequenas placas com líquido azul em vários tons.

“Essa placa é o resultado final de todo o nosso trabalho. Quanto mais claro for a coloração, menos inflamação temos.” Segundo Fernanda Barbisan, bióloga do Laboratório Biogenômica da UFSM.

“A genética conversa com o meio ambiente. Os alimentos quando tem essas moléculas químicas, eles conseguem entrar no nosso DNA e fazer com que determinados genes anti-inflamatórios produzam mais moléculas anti-inflamatórias. É assim que ele vai nos ajudar.

Por isso que a gente fala que o alimento conversa com nosso DNA, com nossa genética.” diz Dra Ivana

UM CARDÁPIO PARA UMA DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA

A lista de campeões da pesquisa, selecionados pelo poder anti-inflamatório:

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA - 10 alimentos mais poderosos - frutas

FRUTAS

  • Uva
  • Abacate
  • Limão
  • Maçã
  • Abacaxi
  • Coco
  • Manga
  • Caju
  • Açaí
  • Guaraná

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA - 10 alimentos mais poderosos - temperos

TEMPEROS

  • Alho
  • Gengibre
  • Pimenta Vermelha
  • Alecrim
  • Açafrão-da-Terra
  • Sálvia
  • Orégano
  • Cravo
  • Canela
  • Louro

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA - 10 alimentos mais poderosos - verduras e legumes

VERDURAS E LEGUMES

  • Brócolis
  • Pimentão Vermelho
  • Cebola
  • Tomate
  • Abóbora
  • Beterraba
  • Rúcula
  • Espinafre
  • Batata Doce Roxa
  • Manjericão

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA - 10 alimentos mais poderosos - cereais

CEREAIS

  • Lentilha
  • Ervilha
  • Feijão
  • Aveia
  • Cevada
  • Centeio
  • Cereais de Milho
  • Amendoim
  • Arroz Preto, Vermelho e o Integral
  • Soja

10 Mais das Listas das frutas, dos temperos, dos legumes, das verduras e dos cereais:

  1. Brócolis
  2. Gengibre
  3. Alho (as maiores propriedades do alho estão na casca)
  4. Limão
  5. Uva
  6. Pimenta Vermelha
  7. Açafrão-da-terra
  8. Abacaxi
  9. Abacate
  10. Lentilha

Segunda Dra. Ivana, a lentilha é super anti-inflamatória. “Os alimentos naturais contém tanto antioxidantes quanto anti-inflamatórios em quantidades pequenas e diversas, deixando nosso organismo escolher o que nós precisamos e o que não precisamos.”

Ao longo da vida, precisamos reforçar cada vez mais a nossa defesa contra as inflamações que provocam as temidas doenças crônicas.

Ainda segundo Dr. Ivana as doenças que estão associadas com inflamação crônica são: depressão, arteriosclerose, diabetes, doenças neurodegenerativas, Alzheimer.

E ela dá uma receita em que a poderosa lentilha ganha um sabor extra.

PREPARO DE ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS.

LENTINHA

Doure pedaços pequenos de bacon – pra dar um sabor, entra como tempero, pois nada é proibido na receita do equilíbrio e da saúde (depois de derretida a gordura, retire os pedaços de bacon);

Dra. Ivana explica: “O Nosso sistema corporal já tem uma defesa natural pra depurar essas toxinas, e o pouco que vai usar no preparo (bacon), vai ser compensado pelos elementos anti-inflamatórios dos outros alimentos.

Jogue a lentilha na panela

Acrescente o alho (com casca, pois as maiores propriedades estão na casca)

Pimentão picado

Pouca água.

BRÓCOLIS

Unte a panela generosamente com manteiga,

Acrescente o brócolis picadinho na panela e mexa – apague o fogo com ele ainda verde.

Dra. Ivana explica: “Brócolis na manteiga é o ideal pra não perder muito das moléculas anti-inflamatórias pra água. Isso aconteceria se cozinhasse ele.”

Água de frutas:

1 jarra de água

frutas (morango, laranja, abacaxi, limão, melão) cortada em rodelas ou em pequenos pedaços.

Dra. Ivana explica: “Não é suco, é água de fruta.”

Ela termina lembrando que:

“A gente tem que dar valor àquela época antiga, em que se dizia que o nosso alimento pode ser o nosso veneno ou o nosso remédio. Nós que decidimos.”

 

Fonte: Globo Repórter – Imunidade, 23/06/2017

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